sábado, 15 de agosto de 2009

Banco procura banco

O mercado financeiro brasileiro vive a espera do anúncio de qual banco (grande, provavelmente público) vai comprar outro (menor, seguramente privado).
Nos Estados Unidos o governo comprou participações em bancos grandes para salvá-los da derrocada. Quando eles se recuperarem, a participação do governo será vendida.

No Brasil, quando banco público compra banco privado é diferente. Ele quer manter sua posição e explorar um setor que no mundo moderno é assunto do setor privado.

3 comentários:

  1. Adriano Bastos8/20/2009 9:28 PM

    Dentre os principais bancos públicos brasileiros, estrategicamente faz sentido para a CEF crescer através de aquisições, especialmente nos mercados imobiliário, em que já tem grande presença através de vasta concessão de crédito,e também no mercado empresarial,adquirindo carteiras onde ainda não atua, como no mercado de leasing, por exemplo. Contudo, pela forte vocação social e pela pressão exercida por alguns setores econômicos e políticos, não acredito que a CEF iniciará um processo de expansão por aquisições, especialmente num momento em que a crise parece perder força. Portanto, minha aposta é que o BB continue a atuar mais agressivamente, adquirindo bancos privados em sua estratégia de manter-se à frente no ranking dos grandes bancos brasileiros.

    ResponderExcluir
  2. Olá Rafael eu sou português e deixa-me te dar os parabens pelo espectacular livro sobre como investir no mercado financeiro. estou a aprender bastante e já iniciei um ficheiro em excel para calcular a correlagem o risco diario e o beta. mas por vezes tenho duvidas se isto é feito antes ou depois de comprar ações. como posso calcular o possivel retorno de uma ação? o que são opções de um determinado indice? onde posso procurar os melhores fundos? obrigado Rafael ja propus o seu livro a amigos

    ResponderExcluir
  3. podia me enviar o seu email obrigado

    dariodossantos@gmail.com

    nota: sou o portugues do comentario anterior

    ResponderExcluir